Cuiabá é a capital e principal pólo industrial, comercial e de serviços do estado de Mato Grosso. Considerada uma das cidades mais quentes do pais, com temperatura média anual de 35ºC, é conhecida como “cidade verde” por ser  uma das capitais mais arborizadas do país, oferecendo muitos parques e praças distribuídos em áreas verdes em diferentes pontos da cidade.

A capital mato-grossense é  a porta de entrada para as principais atrações do estado - as cachoeiras e as grutas da Chapada dos Guimarães estão a cerca de 60 km; enquanto a exuberância do Pantanal fica a pouco mais de 100 quilômetros. E ainda tem os rios cristalinos do distrito de Bom Jardim, em Nobres, a 140 km; e as aventuras nas cachoeiras e corredeiras de Jaciara, a 130 km.

Influenciada por essas diferentes culturas, a culinária local está entre as mais saborosas do Brasil e uma característica que a faz ser tão especial é a utilização de produtos locais, como o pequi, a mandioca e os peixes de seus fartos rios.

A vida noturna também é um dos pontos fortes de Cuiabá. Não faltam opções de ótimos bares, cervejarias e restaurantes, espalhados por toda cidade. Os principais pontos de diversão noturna são Praça da Mandioca, Praça Popular e Orla do Porto.

Cuiabá também é rica em história e cultura. Dezenas de museus, igrejas antigas, casas culturais e seu famoso Centro Histórico são boas opções de passeio pelas origens indígenas e coloniais da região.

Patrocionadores

CAPES IBS ICET RBRAS UFMT
 
FAPESP CAPES UFMT